Sabe o que é Growth Hacking?

Growth Hacking
Old gone viral sign on tin side wall.

Growth Hacking! Abraçar o medo e arriscar!

Origem e conceito

A expressão foi criada em 2010 pelos empreendedores Sean Ellis, Patrick Vlaskovits e Jiten Shah.

Growth Hacking é uma tática que tem como foco o crescimento. Nascida no seio de startups, inclui a utilização de uma combinação de criatividade, pensamento analítico e métricas sociais, com o objetivo de gerar aquisição de clientes em escala e, ao mesmo tempo, exposição.

Faz uso de técnicas de marketing digital, como o SEO (Search Engine Optimization), análise de sites, marketing de conteúdo e testes A / B.

A mecânica traduz-se, genericamente, no seguinte: novos clientes ouvem falar sobre o produto ou serviço através da sua rede e, quando se tornam clientes, fazem a divulgação do mesmo às suas conexões. O que acaba por gerar um movimento viral. Este ciclo pode resultar num crescimento exponencial para a empresa.

Algumas empresas mundialmente conhecidas são exemplos de growth hacking: Facebook, Twitter, Dropbox, Airbnb, entre outros.

Mas o que é fascinante no Growth Hacking?

Sem dúvida, testar-se os limites das regras tradicionais!

Por outro lado, o facto de unir as áreas de desenvolvimento e marketing, com o imperativo máximo de fazer a empresa crescer. E isto acontece não só  pela aquisição de novos clientes, mas também pela aposta na retenção e optimização dos atuais, interagindo com os mesmos e recolhendo insights das análises de dados.

O feedback do público sobre um determinado produto (product market fit) é, cada vez mais, relevante e as empresas têm que estar dispostas a aprender, continuamente, com os seus clientes, numa lógica de Kaizen.

Abraçar o medo e arriscar é Growth Hacking!

Autora: Ana Canavarro

Investigadora em Marketing Digital

anacanavarroster@gmail.com

https://pt.linkedin.com/in/anacanavarro

About marketingdigitalretalho@portugalmail.pt 18 Articles
Inovação ... Paixão ... Responsabilidade ... são os meus valores fundamentais… O enorme apetite por inovação e comunicação, combinado com a experiência no setor do retalho, conduziu-me à especialização em marketing e, actualmente, em marketing digital. No meu blog, escrevo sobre o que me apaixona: Marketing Digital, Marcas, Retalho, Moda e Tecnologia. (Especialidades: Marketing Digital, Marketing de Retalho, Social Media, SEO Copywriting, Key Account management B2B). https://pt.linkedin.com/in/anacanavarro

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*