É Retalhista? Saiba como inovar!

novos conceitos de lojas lifestyle

Nos últimos anos, a questão da relação entre o comércio online offline tornou-se mais premente do que nunca.

Na verdade, ninguém tem, nem pode ter respostas fechadas, quanto a este tema. Todas as possibilidades estão em aberto.

No entanto, à data de hoje sabe-se que:

1.       caminha-se para uma experiência de compra integrada, na qual o online e o offline devem funcionar como uma ‘promessa global’ para o cliente.

2.       aos poucos, a experiência de compra será mais emocional do que racional.

3.       o cliente é mais exigente e procura mais comodidade, conveniência e conforto.

4.       a abertura à implementação da tecnologia torna-se mais necessária do que nunca.

Neste artigo, propomo-nos refletir, em concreto, sobre a criação de experiências sensoriais no ambiente das lojas físicas, como um diferencial competitivo a ter em conta.

E como é possível a um retalhista alcançar esta oferta de experiência diferenciadora?

Por um lado, com a ajuda da tecnologia. E aqui existem já vários tipos de soluções, nomeadamente:

  •  a instalação de ecrãs de alta definição (com conteúdos digitais suscetíveis de serem atualizados remotamente via internet, facilitando a comunicação e interatividade no interior da loja);
  •  a oferta do Wi-Fi grátis, como ferramenta de relacionamento e de fidelização de clientes, proporcionando-se o envio de mensagens personalizadas a cada cliente, de acordo com o  perfil demográfico, hábitos de consumo e interesses em redes sociais, por exemplo.
  •  a criação de experiências sonoras (sim, segundo pesquisas realizadas é possível aumentar ou reduzir em até 28% o consumo no ponto de venda, apenas com a música mais ou menos adequada).

Por outro lado e, não obstante a relevância do fator digital, é imprescindível não abrir mão da experiência de compra sensorial e humanizada nas lojas físicas. E claro que tal passa por um excelente atendimento e pela criação de motivos para visita à loja, que vão para além dos produtos em si.

Veja-se o caso da loja de cosméticos Riley Rose, recentemente aberta na Califórnia. Com espaços para ‘estar’, a loja possui locais para carregamento de smartphones, áreas de lazer e um ambiente millennial, que reproduz o look & feel da marca!

A ideia, segundo as irmãs fundadoras do conceito, foi a de criar uma “Lifestyle Store”.

Permite-se, desta forma, que o cliente aceda à internet no interior da loja e esteja à vontade para pesquisar sobre os produtos que aí encontra, ao mesmo tempo proporcionando momentos únicos de convívio social. Outra das surpresas é constituída pela disponibilização de tutoriais de beleza, espaços para selfies e uma cabine de doces.

Para finalizar e em jeito de conclusão: já pensou como encantar e surpreender o seu cliente hoje?

Lembre-se: a diferença ainda e, cada vez mais, está nos pormenores….

Artigo publicado em https://www.ishopbraga.com/pt/e-retalhista-saiba-como-inovar

Autoria: Ana Canavarro

https://www.linkedin.com/in/anacanavarro/

anacanavarroster@gmail.com

 

About marketingdigitalretalho@portugalmail.pt 18 Articles
Inovação ... Paixão ... Responsabilidade ... são os meus valores fundamentais… O enorme apetite por inovação e comunicação, combinado com a experiência no setor do retalho, conduziu-me à especialização em marketing e, actualmente, em marketing digital. No meu blog, escrevo sobre o que me apaixona: Marketing Digital, Marcas, Retalho, Moda e Tecnologia. (Especialidades: Marketing Digital, Marketing de Retalho, Social Media, SEO Copywriting, Key Account management B2B). https://pt.linkedin.com/in/anacanavarro

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*