Redes Sociais: Conhece a Domino’s Pizza e a sua estratégia ‘Tweet-to-Eat’?

redes sociais

As marcas continuam a apostar nas redes sociais e no social-selling. Foi o caso da cadeia Domino’s, a qual lançou, nos E.U.A., um inovador serviço de entrega, através da rede social Twitter.

Seguindo uma política de buy-anywhere-anyhow, a Domino’s continua a apostar nas redes sociais, implementando a opção de encomenda de pizza, por meio dos chamados pizza emojis ou de uma hastag. O tweet que deu início à campanha, em Maio do ano passado, registou cerca de 2.300 retweets.

Para usufruir deste serviço, os clientes têm que registar-se no Domino’s Easy Order. A partir daí podem fazer encomendas, utilizando a #EasyOrder ou os pizza emoji, para @Dominos. A Domino’s envia, de seguida, uma mensagem de confirmação do pedido, sendo que esse pedido, guardado no perfil do cliente, será, automaticamente, enviado para casa deste.

Uma das grandes vantagens comunicacionais envolvidas é que o acto de encomendar deixa de ser privado, para passar a ser público. Desta forma, incentiva-se outros seguidores (nomeadamente, amigos e vizinhos) a fazerem o mesmo.

No entanto, e como sucede, aliás, em todas as acções desenvolvidas no meio digital, existem sempre questões de segurança a serem tidas em linha de conta, associadas à eventual violação e, consequente utilização abusiva do perfil do cliente.

A Domino’s conta já com um largo histórico de inovação nas redes sociais, em particular no que respeita aos conteúdos publicados, através da execução de um calendário anual bem planeado.

Neste âmbito, a realização de passatempos tem sido outra das apostas da marca, com bastante sucesso. A marca cedo percebeu que, muitas vezes, os seus consumidores/utilizadores estão mais interessados em participarem em jogos  (play social), do que propriamente nas pizzas…

Esta percepção tem conduzido a marca a ser criativa nos seus conteúdos (chegou mesmo a fazer uma acção conjunta com a rede social Tinder), concebidos para criarem engagement, interatividade e viralidade.

Recentemente, a empresa resolveu ir mais longe, actualizando a sua mobile app para apple watch, precisamente com o serviço Easy order, bastando, assim, um simples toque, para realizar o pedido.

Subjacente a todos estes desenvolvimentos está, conforme já referido, a estratégia da marca, de ir ao encontro das necessidades do cliente, em qualquer canal, no qual o mesmo se encontre: redes sociais, mobile, desktop, apple watch, etc.

Autora: Ana Canavarro

Investigadora em Marketing Digital

anacanavarroster@gmail.com

https://pt.linkedin.com/in/anacanavarro

Fontes:

Dominos pizza uses emoji storm to tease twitter triggered delivery. 13.05.2015. Disponível em http://marketingland.com/dominos-pizza-uses-emoji-storm-to-tease-twitter-triggered-delivery-128689

Domino’s tweet-to-eat campaign is sneaky social media at its best. 21.05.2015. Disponível em http://www.computerworld.com/article/2925500/retail-it/dominos-tweet-to-eat-campaign-is-sneaky-social-media-at-its-best.html

Domino’s Pizza brings one-tap ordering to Apple Watch. 1.01.2016. Disponível em http://www.engadget.com/2016/01/01/dominos-pizza-apple-watch-easy-order/

Domino’s head of digital reveals secrets to its social success as company sees online orders soar. 4.03.2014.   http://www.thedrum.com/news/2014/02/28/people-are-more-interested-gaming-pizza-domino-s-head-digital-admits-company-reports

About marketingdigitalretalho@portugalmail.pt 17 Articles
Inovação ... Paixão ... Responsabilidade ... são os meus valores fundamentais… O enorme apetite por inovação e comunicação, combinado com a experiência no setor do retalho, conduziu-me à especialização em marketing e, actualmente, em marketing digital. No meu blog, escrevo sobre o que me apaixona: Marketing Digital, Marcas, Retalho, Moda e Tecnologia. (Especialidades: Marketing Digital, Marketing de Retalho, Social Media, SEO Copywriting, Key Account management B2B). https://pt.linkedin.com/in/anacanavarro

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*