Enquanto gestor até que ponto está disposto a arriscar? A importância das Parcerias na Era Digital, influencer marketing e a adrenalina dos negócios!

influencer marketing
People hangout together at coffee shop

A sociedade mudou. Hoje, para conversar com o público, não basta divulgar o produto ou serviço na televisão, rádio ou jornais. É preciso também e/ou recorrer aos meios digitais e às parcerias, dependendo, claro, da especificidade de cada negócio.

O marketing de parceria (ou partnership marketing) que já não é novo, aparece como um relacionamento de marketing mutuamente benéfico entre uma empresa e outra organização.

Deixem-me confessar-vos o meu fascínio por este tipo de parcerias. Porquê? Talvez porque as marcas abandonam, por esta via, um posicionamento de certa forma egocêntrico, arriscando sim, por alcance e ganhos maiores.

Como é óbvio, este tipo de aposta, como em todas as grandes aventuras da vida, não se faz sem riscos.

Mas teria o marketing (e os negócios) alguma piada sem algum risco associado?

Não é nenhum segredo que as parcerias estratégicas são uma parte crucial do desenvolvimento e crescimento do negócio.

Desde logo permitem explorar novos segmentos de clientes, mercados e até mesmo novas linhas de produtos.

Essas oportunidades podem aumentar o potencial alcance de marketing e, em última instância, levar a um ganho em clientes.

Na verdade, muitas alianças criam um fluxo de clientes leais entre os membros da aliança, aumentando o negócio global para os membros da aliança.

Grandes marcas têm vindo a recorrer ao co-branding. Veja-se o caso da Nike que tem dado continuidade à sua parceria com a Apple. Com o Apple Watch Nike+ (com a assinatura ‘o parceiro de corrida ideal’) é possível saber a altitude através do altímetro integrado, consultar estatísticas durante os treinos e manter a motivação, passo a passo.

No que respeita ao ambiente digital, a adaptação às novas formas de consumo de media é fundamental e, nesse âmbito, encontramos as parcerias com influenciadores digitais.

No também chamado influencer marketing, que é também uma forma de parceria, os produtores de conteúdo nos media sociais geram materiais ou participam em campanhas e ações em prol das marcas e, assim, influenciam as pessoas.

Influenciadores digitais são pessoas que têm poder de influência sobre uma grande audiência através dos seus canais de conteúdo e redes sociais. Para os selecionar, a marca deverá compreender bem quem são as suas buyer personas e perceber quais os formatos de conteúdo susceptíveis de influenciar as suas decisões de compra.

E você? Já está preparado para alcançar novos voos?

Autora: Ana Canavarro

Consultora de marketing e empreendedora digital.

Co-fundadora da agência de marketing ‘A Partícula Atómica’ http://aparticulaatomica.com/).

Autora do blog marketingdigitalretalho.eu

 

Fontes:

http://empiread.com/how-strategic-partnership-brand-marketing-can-boost-business/

https://marketingdeconteudo.com/como-negociar-com-influenciadores/

https://hingemarketing.com/blog/story/how-to-create-a-partnership-marketing-plan-that-drives-growth

https://blog.hubspot.com/marketing/best-cobranding-partnerships

 

About marketingdigitalretalho@portugalmail.pt 16 Articles
Inovação ... Paixão ... Responsabilidade ... são os meus valores fundamentais… O enorme apetite por inovação e comunicação, combinado com a experiência no setor do retalho, conduziu-me à especialização em marketing e, actualmente, em marketing digital. No meu blog, escrevo sobre o que me apaixona: Marketing Digital, Marcas, Retalho, Moda e Tecnologia. (Especialidades: Marketing Digital, Marketing de Retalho, Social Media, SEO Copywriting, Key Account management B2B). https://pt.linkedin.com/in/anacanavarro

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*