A Inovação e os Social Media podem despertar emoções?

Despertar emoções, através da inovação e do marketing

Social Media

Despertar emoções, através da inovação e de campanhas de marketing em social media, é uma das melhores formas de alcançar diferenciação competitiva

As empresas que baseiam as suas estratégias de marketing, na experiência do cliente, numa lógica de marketing experiencial, conquistam uma posição de vantagem, em relação àquelas que apostam no marketing tradicional.

Neste post, quisemos relembrar algumas campanhas internacionais de marketing memoráveis e bem-sucedidas na criação de emoções (tais como alegria, choque, inspiração, motivação, compaixão ou surpresa) e laços com o público, associando a utilização de social media para o efeito.

É o caso de Sunday Grannies, campanha desenvolvida pela Vodafone, em parceria com a McCann, na Roménia  e que alcançou excelentes resultados, tornando-se viral.

Na verdade, na Roménia, cerca de 4 milhões de pessoas, acima dos 75 anos vivem sozinhas. As protagonistas desta campanha são nada mais, nada menos, do que duas viúvas idosas que vivem juntas, em solidão e desejando a presença de outras pessoas na sua casa. Aproveitando o facto dos estudantes sentirem, assumidamente, falta de refeições caseiras, os promotores da campanha ambicionaram juntar estes dois grupos, por meio dos social media, numa tentativa de proporcionar felicidade a todos os envolvidos.

Assim, através de uma página de facebook, as idosas divulgavam os seus menus de Domingo, convidando estudantes para almoçar. Os resultados foram excelentes, nomeadamente:

  • Cobertura televisiva
  • Atracção de figuras públicas que se associaram à causa;
  • 380 milhões de impressões;
  • Triplicação da taxa de adopção de social media por parte de seniores;
  • Crescimento de 78,8% na compra de smartphones 4G;
  • Acréscimo de 20% na criação de contas de facebook no público acima dos 65 anos;

Por seu turno, com o claim Do Us A Flavor, a Lay’s desafiou os seguidores do Facebook a enviarem as suas ideias, para um novo sabor de batatas fritas. As ideias fervilharam, como seria de esperar, até porque um dos prémios a atribuir era… 1 milhão de dólares….

Até que… surpresa! Os três melhores sabores acabaram mesmo por ser disponibilizados nas lojas e, os fãs puderam votar nos seus favoritos, de forma a serem comercializados permanentemente.

Até ao final da campanha foram geradas:

  • 3,8 milhões de inscrições;
  • 4,9 biliões de impressões;
  • Mais de 1 bilião de impressões no Facebook;
  • Aumento de 12% nas vendas.

O sucesso foi tanto que a campanha está de volta (mais em https://www.facebook.com/lays).

Também a marca de chocolates Cadbury ousou inovar, em 2012 (mais em https://www.youtube.com/watch?v=uHtDRw4ujYw).

Intitulada Cadbury’s giant chocolate Facebook thumb, a acção implementada pela marca aproveitou a meta conquistada de 1 milhão de fãs no facebook, para construir um polegar gigante (igual ao do facebook), em chocolate. Rapidamente, o vídeo tornou-se viral, gerando mais 40 mil seguidores, num curto espaço de tempo.

Mais recentemente, a Revlon India pretendeu aumentar os seus níveis de brand awareness, junto das mulheres da faixa etária 18-35 anos, mulheres que, em particular, assumem, hoje em dia, as suas próprias escolhas, acompanhando a vanguarda de uma mudança cultural no país.

A campanha Choices by Revlon suportou-se em vários social media, lançando às mulheres o desafio de conversarem sobre temas de discussão inspirados nos dilemas do dia-a-dia feminino.

Em termos de suportes, recorreu, nomeadamente, à criação de uma app, à utilização de bloggers (com especialistas sobre os temas), à realização de concursos no twitter, à produção de conteúdos específicos para as várias redes e à organização de actividades in-store.

A campanha adicionou mais de 300.000 fãs para a marca e gerou um enorme acréscimo no engagement rate.

Estes são apenas alguns exemplos de Break on through e de escolhas, mas a verdade é que nada se consegue sem risco. O risco da Inovação. E você, está disposto a arriscar?

Autora: Ana Canavarro/anacanavarroster@gmail.com

Investigadora em Marketing Digital

Perfil Linkedin

Fontes:

http://www.creativeguerrillamarketing.com/guerrilla-marketing/future-guerrilla-marketing-digital-world/ (consultado a 27.07).

http://www.communitymanager.pt/10-melhores-campanhas-nas-redes-sociais-de-2013/ (consultado a 27.07).

http://www.bestmarketingdegrees.org/going-viral-what-marketing-strategies-produce-viral-content/ (consultado a 27.07).

http://www.jeffbullas.com/2014/07/15/5-clever-social-media-marketing-campaigns-that-went-viral/ (consultado a 25.07).

http://scrollmantra.com/10-social-media-campaigns-that-went-viral-in-2015-part-1/ consultado a 28.07).

 

 

 

 

 

 

1 Comment on A Inovação e os Social Media podem despertar emoções?

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*